O que é o banho de Ródio?

O que é o banho de Ródio?

 

Já ouviu falar que a sua joia em ouro branco precisa de um banho de ródio novo, mas não sabe exatamente o que isso significa e para que exatamente serve? Aprenda um pouco mais sobre o ródio nessa dica que preparamos para você!

 

Peça com o banho de ródio desgastado e a mesma peça com o banho de ródio novo.

 

O que é o banho de ródio?

O ródio é um metal precioso da família da platina, que tem como características ser bastante resistente e brilhante. Ao dar um banho de ródio em uma jóia acaba-se aplicando um revestimento, que tem como finalidade aumentar a durabilidade das peças e aprimorar o acabamento. O ródio negro é nada mais que a adição de grafite escuro ao metal, aferindo as peças banhadas por ele um brilho negro.

 

Porque dar um banho de ródio em jóias?

As jóias em ouro no Brasil são em sua maioria de 18k (ou teor 750), o que significa que o ouro está contido em uma liga metálica onde 75% dela é composta por ouro e os demais 25% por outros metais mais resistentes do que o ouro. Em peças de ouro branco a liga contém metais brancos nesses 25%, o que deixa o metal levemente amarelado e não branco. Então para deixar a peça mais clara aplica-se o banho de ródio, dando a ela a aparência prateada que se encontra nas lojas. Também é aplicado em jóias de prata, aferindo a elas a mesma aparência final de uma peça de ouro branco, além de aumentar a resistência da peça uma vez que a prata é um metal extremamente maleável.

 

O banho é permanente?

Não, infelizmente o banho com o tempo e de acordo com o uso da peça o banho tende a se desgastar até o ponto em que a liga metálica volta a ficar exposta. Isso é algo natural que ocorre e que requer uma nova aplicação de tempos em tempos. Não existe uma regra para quanto tempo dure um banho de ródio, pois envolvem diversos fatores como uso, limpeza e armazenagem.

 

Posso dar banho de ródio em uma joia de ouro amarelo?

A resposta rápida é “sim”. A resposta comprida é “sim, mas” atente-se ao fato de que, por ser ouro amarelo, o desgaste do banho ficará muito mais evidente do que em uma peça de ouro branco e, provavelmente, exigirá uma manutenção mais constante. E, também, se quiser remover totalmente o banho de ródio de uma peça em ouro amarelo, terá que ser feito um grande desgaste na peça, podendo haver perda de material.